quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Cabrito Assado no Forno

Olá, desde já desejo-vos um Feliz Natal.

Trago-vos hoje uma receita de Cabrito assado no forno que muito se utiliza nesta altura de Natal e Passagem de ano.Comprei meio Cabrito que por acaso veio muito bem arranjado e limpinho mas dei-lhe ainda mais um toque de limpeza e depois temperei-o da seguinte forma:


Ingredientes:

  • Meio Cabrito bem limpinho.
  • Sal qb.
  • Pimenta preta moída na hora.
  • 3 Cebolas.
  • 1 Cabeça de alhos.
  • 1 Copo de vinho branco.
  • Sumo de meio limão.
  • 2 Colheres de chà de Pimenta verde fresca em grão.
  • Tomilho seco qd.
  • Massa de Pimentão qb.
  • Colorau em pó.
  • 2 ou 3 Folhas de louro.
  • Olèo qb.
  • Margarina liquida qb.
  • Cenouras qb.
  • Batatinhas qb.


Numa travessa de barro de ir ao forno pus o Cabrito partido em 3 partes, temperei com sal.
Numa tigela fiz uma mistura com o olèo, a massa de pimentão, os alhos moídos, o vinho, o sumo de limão e barrei a carne com o pincel de silicone.
Descasquei as cebolas às rodelas e pus por cima e por baixo da carne, deitei o colorau, as pimentas verdes, o louro, o tomilho e por cima a margarina liquida, tapei com película aderente e guardei no frigorífico.
Quando for para ir ao forno tempero com a pimenta preta moída na hora, adiciono cenouras inteiras no meio da carne e noutra travessa asso batatinhas com um pouco do tempero da carne.
Temperei no dia 22 à noite para ir ao forno no dia 24 mas vocês podem temperar atè no próprio dia, eu fiz assim por opção.


Rita marilia
Ficou com este aspeto.
Rita marilia
Guardei assim no frigorífico, atè ir para o forno.



sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Doce de abóbora / Confiture de Courge

Olà a todos.

Estamos muito perto do Natal então eu resolvi fazer o meu doce de abóbora que faço todos os anos.

Doce de abóbora na maquina de fazer pão.

Faço sempre as minhas compotas na máquina do pão,acho que nunca fiz de outra forma porque gosto mesmo de fazer assim mas também pode ser feito no tacho ou na bimby. 

Estes momentos fazem-me viajar no tempo e lembro-me da minha avó que fazia um maravilhoso doce de tomate num tacho cozinhando lentamente a carvão (ela dizia que assim ficava melhor).Para mim era o doce melhor do mundo feito pela avó melhor do mundo!Saudades...Com o passar dos anos è engraçado ver como as coisas mudam, hoje em dia temos tanta coisa para nos auxiliar na cozinha que não recorremos a essas técnicas mais antigas.

Aqui por casa preferimos os doces/compotas caseiros aos comercializados.Por serem caseiros não tem conservantes e etcs e para além disso saber que foi feito por nòs com toda a dedicação e carinho tem logo outro sabor è ou não è?
E vocês também fazem os vossos doces/compotas ou compram no supermercado? Aqui vai a simples forma como eu faço e fica sempre delicioso, desta vez não adicionei nozes mas vocês podem por a 5 minutos do final.
Beijinhos e muita dedicação ai nessas cozinhas para este Natal.

Ingredientes:
  • 1 kg de Abóbora limpinha e cortada aos cubos.
  • 800 gr de açúcar.
  • 2 ou 3 paus de canela.
  • 2 ou 3 cascas de limão
  • Maquina de fazer pão (opcional).
Rita marilia
Introduzi todos os ingredientes na maquina e programei
para compotas.
Rta marilia
Na minha maquina o programa de compotas
 è o numero 9 e demora
1 hora e 5 minutos.
Rita marilia
Enchi os frascos ainda com o doce bastante quente
e virei-os ao
contrario. ficam assim 12 horas depois guardo. 
Rita marilia
E assim ficou.... Este è para o lanche de hoje
 assim que o marido
chegar.... porque ele merece!















quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Frigorifico Americano

Bom dia!

Não tenho conseguido dirigir bem o meu tempo para o blog, eu sei. 
Mas tenho imensas ideias sò que para saírem da minha cabeça para o blog é preciso tempo e para isso eu tenho de me organizar melhor.

Bem hoje trago-vos o meu frigorífico novo como prometido no post anterior, estou muito satisfeita com ele, era mesmo isto que eu idealizava.
Queria um frigorífico grande e largo por dentro, não sò grande de comprimento mas também com uma boa largura para que pudesse guardar um grande tabuleiro de forno ou um grande bolo de aniversario por exemplo.


Bem o que eu queria mesmo era um frigorifico familiar!

Pesquisei muito na Internet, visitei varias lojas e vi vários frigoríficos deste género mas a maioria eram de 2 portas estreitas ao alto, de um lado era frio e do outro era congelador, mas o problema para mim é que a parte do frio precisava e gostava que fosse um espaço largo e não estreito.
Entretanto là encontrei o frigorífico dos meu sonhos rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs.
È bonito, é grande, a parte do frio é em cima e bastante larga, a parte do congelador são em baixo 2 gavetões espaçosos, é económico, é inteligente porque apita quando está aberto mais do que 1 minuto e meio, tem modo de congelação rápida que dà imenso jeito, tem filtro anti odores, tem purificador de ar que ajuda a eliminar bactérias e a preservar os alimentos, tem modo económico para quando vamos de ferias, tem luz interior azul para prolongar a duração de fruta e legumes e entre outras funções, tem as respetivas caixas de cubos de gelo embutidas no primeiro gavetão do congelador, no frio tem as respetivas gavetas para os legumes, para a fruta e atè para queijos e fiambre, enfim isto tudo entre outras funções.
Aqui está o meu frigorífico, agora tenho espaço a vontade para arrumar todos os alimentos e posso organizar a minha vontade cada alimento no seu devido lugar, ah e atè comprei umas caixinhas organizadoras para melhorar a organização.

Rita marilia
È este o meu Frigorífico Americano.
Rita marilia
Fica assim aberto.